Meu Intercâmbio!

.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Como tudo começou...




Era pra eu ter começado esse blog a um certo tempo atrás, mas a demora para achar um template (seria tipo um tema para o blog) ocupou muito meu tempo, e esse eu ainda não gostei muito.

Mas então, vou começar a história desde o começo.
Em 2010, eu me inscrevi para o programa de Intercâmbio do Rotary. Por quê?
Eu não sabia o que era Rotary, e muito menos que existia esse programa de Intercâmbio, até eu ficar sabendo, que em minha cidade, tinha uma garota alemã que veio para intercâmbio, como minha cidade é muito pequena, as notícias se espalham rápido, e eu fiquei muito curioso em saber como uma garota da Alemanha foi parar na minúscula cidade do interior, José Bonifácio.
Foi então que comentei com minha mãe e ela também ja estava sabendo da notícia, e quem esta garota alemã, estava na casa de uma amiga da minha mãe. Então, minha mãe falou com essa amiga dela e tirou suas dúvidas, até, que enfim, conheci o Interact, Rotary e o seu programa de Intercâmbio, no qual me interessei muito, e me inscrevi!
Isso é o resumo do resumo de tudo, pra não ficar chato e cansativo de ler então não vou escrever muito nesse post.
Após minha inscrição, começou o processo seletivo do Rotary, que consiste em provas e entrevistas, eu fiz essas provas mais de uma vez, porque era pra eu ter feito parte do Intercâmbio de 2012-2013, mais até hoje eu não sei direito o que aconteceu que eu não fui, suponho que tenha sido por conta da idade.
Então, eu tive que realizar esta prova novamente e a entrevista, depois de tudo isso feito, saiu uma lista de classificação (seriam os pontos dessa prova e da entrevista) com todos os candidatos do Distrito (Distrito - região na qual está sediado determinado número de Rotary Clubs, variando aproximadamente de 45 a 80 clubes em cada Distrito. No Brasil contamos atualmente com 38 Distritos), o meu Distrito é o distrito 4480, que pega uma boa parte do estado de São Paulo, enfim, a lista de classificação saiu com os resultados (de 1º a 52º lugar) na primeira vez que eu tinha feito a prova eu tinha ficado em 3º lugar, mas no ano passado, quando eu fiz pela segunda vez, eu fiquei em 11º, caí bastante, fazer o quê. :\
Mais por que uma lista de classificação? 
O Distrito patrocinador do candidato (no meu caso o 4480) tem parceria com vários países de todo o mundo, que liberam ou não um determinado número de vagas pro intercâmbio, e a lista de classificação serve para que os candidato, pela ordem, vá escolhendo as vagas que o distrito conseguiu. (Exemplo: O Distrito consegue apenas 2 vagas para a Inglaterra, se os dois primeiros colocados quiserem ir pra lá eles pegam essas vagas, então, o 3º colocado terá que escolher outro país, porque não tem mais vagas para a Inglaterra) por isso é importante a lista de classificação, para ocorrer uma distribuição justa de vagas.
OBS: Quando se escolhe uma vaga, não é certeza de que você vá para o país, porque quando o Distrito daqui, mandam seus documentos para o distrito do país que você escolheu, eles avaliam esse documento, ocorrendo a chance de te aceitarem ou não!

Após a lista da classificação, você tinha que passar por longos processos ainda para ganhar pontos, para sua classificação aumentar ou abaixar! E esperar pelo grande dia, que era o dia em que iriamos escolher os nossos países!


0 comentários:

Postar um comentário